A vida com Letícia Início Contato Sobre Mim Sobre o Blog Sorteios Parceiros
2

A roséola passou por aqui

Então que desde a semana passada a Letícia estava adoentada. Febre, vômito, falta de apetite, abuso, enfim, tudo que pode ser associado a erupção dos dentes, já que os superiores estavam rasgando a gengiva dela. Só que na sexta-feira percebi que o seu corpinho estava com manchas avermelhadas, semelhantes a picadas de mosquito, tanto na barriguinha quanto nas costas. Levamos na emergência e o diagnóstico foi dado: roséola.

A roséola é uma doença bastante comum, transmitida por vírus e que afeta predominantemente crianças menores de 2 anos. Após pesquisar sobre o assunto, encontrei as seguintes informações:

O que é?
A roséola é uma daquelas doenças inofensivas da infância mas que deixam os pais malucos de preocupação. Ela começa com uma febre bem alta, sem explicação, e atinge principalmente crianças entre 6 meses e 6 anos, predominando nas menores de 2 anos.
A roséola é causada por um vírus, o vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7), e é transmitida pela saliva (pense em todos aqueles brinquedos que são mordidos por todas as crianças da escolinha). É difícil identificar onde ocorreu o contágio, porque a roséola é transmitida quando a erupção de pele ainda não apareceu (e portanto ela ainda não foi diagnosticada), e o período de incubação vai de 5 a 15 dias.

Quais são os sintomas?
A roséola tem um padrão bem característico, de acordo com o esquema a seguir:
• febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio
• além da febre, sintomas como nariz escorrendo, tosse, uma leve diarreia, falta de apetite e de energia
• quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias.

Qual é o tratamento?
Assim como nas outras infecções por vírus, não há tratamento contra a causa da doença, apenas para aliviar os sintomas. Na fase da febre, mantenha seu filho confortável, dando bastante líquido para evitar a desidratação. Administre antitérmicos se a febre estiver muito alta e a criança estiver claramente incomodada. Depois que a febre vai embora, a criança ainda pode ficar irritada e manhosa por alguns dias, portanto arme-se de paciência. Logo ela estará novinha em folha.

Fonte: http://brasil.babycenter.com/baby/saude/roseola/


Graças a Deus, a Letícia já está bem, as manchinhas estão quase imperceptíveis, a febre foi embora faz tempo e a energia está sobrando, pra dar e vender! :)


2 comentários:

Carol Damasceno disse...

Ai querida.. Filhos nos dão tanta preocupação, né? Ficamos mais arrasadas do que eles...

Ainda bem que a pequena está melhor...

Beijocas
Carol

Ingrid Faria disse...

Querida... Os filhos dão uma preocupação e tanto né? Sofremos mais que eles.

É bom saber que a Letícia está melhor

Beijos
Lilia

Postar um comentário